
A quem pense que, existe para usos maléficos, vindos do ocultismo e do satanismo... pasmem pois, curiosamente, seu percussor foi o Rei Salomão - dito como o preferido de Deus e mais sábio rei de sua época.
Salomão possuía como escudo uma estrela, criada a partir da união de dois triângulos ( o que gerava um hexagrama), e um anel que possuía o pentagrama gravado em sua fronte.
Aclamado como sábio e justo tornou-se um grande rei, seu escudo foi muito difundido na época em função de sua fama, tendo assim nossa celebre estrela, um celebre percursor.
300 anos depois de Salomão, nasceria um homem, que faria jus ao pentagrama novamente: Pitágoras de Samos.
Pitágoras foi um jovem talentoso - física e intelectualmente- ao completar sua maioridade, resolveu viajar pelo mundo antigo, aprendendo tudo o que podia. Vindo a firmar residencia e criar uma universidade em Crotona( uma antiga colonia grega da península Itálica).
O simbolo de sua sociedade foi o pentagrama, objeto que impressionava os estudantes de sua universidade - chamados de pitagóricos - pois escondia um numero abundante na natureza: o Phi (aproximadamente 1,6018).
.gif)

Quase 2000 anos depois, Leonardo Da Vinci, um grande apaixonado pela razão áurea, usa o pentagrama em uma de suas mais celebres criações: O homem Vitruviano.
Da Vinci não era apenas um talentoso pintor, era também um grande cientista. Um de seus Hobbies consistia em dissecação e estudo de cadáveres humanos, a fins científicos e artísticos- já que ele defendia que um pintor deveria conhecer profundamente a anatomia humana. Em função desses estudos ele percebeu a grande presença da razão áurea na forma do ser humano, levando-o a criar o homem Vitruviano em um de seus diários, onde expunha suas conclusão anatômicas e matemáticas.
Hoje encontramos o pentagrama como um simbolo extremamente marcante, mistico, porém, relacionado mais a forças ocultas. Pela história há provas de que há algo mistico nesse curioso plano geométrico, mas nada que prove sua ligação com uma força maquiavélica. Maquiavélicos mesmo, são seus percursores, homens que estavam a frente do seu tempo usando como base uma estrela que veio do passado.